quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programa de Qualidade 5"S"- Em construção



Disciplina: Práticas administrativas. Professora: Rejane.


1. Definindo os 5"S"




O nome desse programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de ideias e conceitos geralizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras sapo utilizadas para representar cada S. No entanto, alcançou-se um denominador comum, baixo relacionado.








  • Para seiri foi escolhida a a palavra UTILIZAÇÃO (também foram sugeridas: arrumação, seleção e lógica)



  • Para seiton, ORDENAÇÃO (outras palavras votadas: sistematização, organização e classificação)



  • Para seisou, LIMPEZA (Foi cogitada a palavra zelo)



  • Para seiketsu, ASSEIO (outras opções: higiene, saúde e pureza)



  • Para shitsuke, AUTODISPLINA (foram votadas também: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).



2. Em equipe estamos pesquisando e elaborando os procedimentos do conceito:
O que fizemos até agora?




Bom, em primeiro lugar nosso grupo conheceu e estudou o 5"S", observamos cada contexto de simulação dos grupos na aplicação dos grupos na aplicação dos 5"S" no espaço da Promove, elaboramos um projeto para aplicar em todas as equipes, para que seus próprios projetos se realizem e concretizem dentro desse espaço.


2.1- Verificação:




  • É necessário que todos conheçam a importância dos 5S e de seus resultados, concordem


e cumpram os procedimentos e as regras solicitadas.



  • Que as pessoas de cada grupo se dedique, compreendão e se comprometam com aquilo que estão fazendo.

  • As regras devem ser claras e de fácil entendimento, para haver uma boa comunicação e assim as pessoas perceberem que é para seu bem-estar.

  • A única maneira de aplicar a disciplina é através de discussões das normas e procedimentos, com a participação de todos e a total compreensão de suas vantagens.

2.2-Beneficíos:



  • Cumprimento dos procedimentos operacionais;

  • Constante outo-análise e busca de aperfeiçoamento dos empregados;

  • Concretização da gestão participativa;

  • Melhor entrosamento entre empregados e gerentes;

  • Confirmação/reavaliação dos valores da empresa;

  • Incentivo a capacidade criativa dos empregados.

3. Metodologia da implantação:


A metodologia de implantação do programa 5S pode ser modificada para situações diferentes. No presente trabalho apresenta-se-á algumas etapas utilizadas para a aplicação do 5S.



  • Palestras de divulgação.

  • Formação da comissão geral.

  • Dia da limpeza.

  • Aplicação dos 5S.

  • Avaliação .

  • Manutenção.

4-Síntese das providências da equipe, com relação a implantação do conceito 5"S".

Ajudaremos no multirão na Promove Unidade Penteado no dia da aplicação do 5"S", e distribuiremos folhetos e colocaremos cartazes.

4.1- Palestras de divulgação. 24/11

Oque: Através da divulgação queremos que as pessoas conheçam melhor oque é os 5"S" para, possivelmente, aplicar em suas vidas. Monitorar as outras equipes.

Como: Distribuindo folhetos e cartazes.

Quem: Eduarda, Naiara, Jonas e Victor

4.2- Comissão.

Quem: Eduarda, Naiara, Jonas e Victor.

4.3- Dia da grande limpeza.

Data: 26/11/2009

Oque: Multirão

Como:Limpeza geral

Quem: Todos os grupos

4.4- Aplicação do conceito.

Data: 26/11/2009

Oque: Apresentação dos senso Shitsuke através dos folhetos.

Como procedimentos: Mostrando para as pessoas os benefícios que o Shitsuke poderia trazes para a vida de alguém quando bem aplicado.

5- Avaliação

A avaliação será subjetiva, abordando o conhecimento de cada um sobre a aplicação dos 5"S".

Nenhum comentário:

Postar um comentário